quarta-feira, 20 de maio de 2009

Sabia que…

* O parto é um momento muito importante, pois o corte do cordão umbilical marca a passagem de um meio hostil para outro meio (o real).

* O pai assistir ao parto é das experiências mais enriquecedoras, pois entre outras coisas permite, também a eles, homens, deixar de ter um papel secundário.

* A criança, quando nasce, tem apenas 23% das suas funções desenvolvidas e, ao fim dos 2 anos de vida, tem 15% dessas funções desenvolvidas. Essa maturidade intelectual só é atingida, na sua plenitude, por volta dos 15/16 anos.

* A família é a primeira fonte de socialização e é onde a criança deveria receber os primeiros valores de tudo o quanto a rodeia.

* O leite materno melhora o desenvolvimento mental do bebé, a formação da boca e o alinhamento dos dentes.

* Amamentar ajuda a mulher a voltar, mais rapidamente, ao peso que tinha, antes de engravidar, pois queima calorias. Também ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal, protege do cancro da mama, que surge antes da menopausa, do cancro do ovário e da osteoporose.

* O feto já é capaz de ouvir a partir do 5º mês de gestação e distingue, não só a voz da mãe, como a do pai.

* O período de gravidez e pós-parto é caracterizado por mudanças biológicas, psicológicas, relacionais e sociais, intensas, que podem ter uma influência directa e indirecta na vivência da sexualidade.

* O casal pode continuar, normalmente, com a sua actividade sexual, excepto consoante estas contra-indicações: ameaça de aborto; história anterior de aborto; placenta baixa; descolamento da placenta; hemorragias vaginais; rotura da bolsa; incompetência do colo do útero ou existência de IST – infecção sexualmente transmitida.

* A gravidez pode ser sempre uma oportunidade para o casal descobrir novas posições, em que ambos se sintam confortáveis. Hoje em dia, a mulher grávida pode ser bastante atraente e sexy, desde que assim o deseje. No entanto, o diálogo aberto, entre o casal, é indicado, por todos os especialistas, como o melhor instrumento para ultrapassar possíveis problemas sexuais.

* É importante manter uma alimentação equilibrada, racionando aquilo que come e procurando a qualidade e nunca a quantidade.

* Os desejos de grávida não denunciam carências do bebé, mas sim que ela necessita de algo, feito especialmente para ela, visto que são um mimo fantástico.

* A prática de exercício físico é aconselhável, durante a gravidez, pois pode ser uma medida eficaz na prevenção de queixas características da gravidez.

* A hidroterapia pode ser um espaço de conforto e de liberdade, para as mães adeptas do meio aquático, uma vez que esta actividade ajuda, sobretudo na agilidade da grávida, e a água diminui o peso do corpo, ajudando a futura mãe a lidar com as diversas fases do processo de mudança, promovendo o bem-estar da mulher.

* A pele da progenitora também sofre alterações e requer alguns cuidados. Fazer uma correcta protecção solar e hidratar a pele do corpo, duas vezes por dia, com uma massagem, ajuda a evitar as estrias.

* A massagem para bebés tem, como objectivo, ajudar a relaxar, estimular, interagir e aliviar. Ao nível de benefícios, equilibra o sistema imunitário, melhora a circulação, alivia as dores de dentição, musculares e as cólicas, ajuda a eliminar as toxinas, facilita um sono mais tranquilo, estimula os sistemas sensoriais, promove o alívio da ansiedade do bebé e a segurança parental e aumenta o vínculo afectivo.

* Durante esta massagem, há uma interacção, em que os pais dão confiança e conforto ao bebé, portanto, acaba por ser um momento diferente e enriquecedor.

* Os acidentes são a maior causa de morte na infância. É necessário ter atenção às quedas dos bebés, pois podem ser fatais e, a maioria das vezes, acontecem por distracção dos pais. Para com os bebés, todos os cuidados são poucos.

* Comprar a cadeirinha antes do bebé nascer, proteger as janelas e varandas de casa, evitar brinquedos com peças que se possam soltar, entre outros cuidados, são fundamentais.

* Planear a estada no hospital, a mala do bebé e da mãe, bem como a gestão das visitas, são detalhes importantes para o casal, que está prestes a assistir ao grande momento do nascimento.

* Quando “dois passam a três”, tornar-se família é criar um espaço emocional de entreajuda entre as pessoas, no sentido de colaborarem e fazerem com que cada um tenha sucesso e progrida, individual e colectivamente.

* É na relação que se estabelece com as pessoas que vamos aprendendo a gostar delas mas, por muita complexidade que traga, o nascimento de uma criança muda a vida do casal para melhor.

* A parentalidade deve ser partilhada a dois. O tempo a seguir ao nascimento não deve, portanto, ser da mãe, nem do pai, mas antes do bebé. Ter uma perspectiva acerca disto ajuda, não só as mulheres, mas também os homens, a perceber que os filhos são de ambos.

Sem comentários:

Enviar um comentário