quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Leite Materno e a Amamentação

O bebé comunica de diversas formas, mas o mamar compromete, activamente, a mãe e o seu filho, envolvendo-os numa relação, cheia de elementos afectivos e de descoberta; este gesto, que para a maioria de nós é algo normal, não é apenas uma forma de alimentar o bebé, é uma interacção, intensa e contínua, entre a mãe e o bebé, que deve ser extensiva a outras situações.

A amamentação é muito importante, pois o leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água, que o seu bebé necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos, que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. É, por isso, que o leite materno protege o bebé de certas doenças e infecções (otites, alergias, diarreias, pneumonias, …), além de que ajuda o bebé no seu desenvolvimento mental, no estabelecimento de uma relação afectiva e numa melhor formação da boca e do alinhamento dos dentes.

Amamentar também proporciona várias vantagens para a progenitora. A mãe, que amamenta, sente-se mais segura e menos ansiosa, estando mais protegida contra o cancro do ovário e da osteoporose. A perda de sangue, após o parto, acontece em menor quantidade.




Sem comentários:

Enviar um comentário