quinta-feira, 14 de maio de 2009

Epistemologia Genética

Ao falarmos em competências para comunicar, é-nos exigida uma referência ao conceito de epistemologia genética, teoria desenvolvida por Jean Piaget, que consiste na defesa da tese de que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida, em que a aprendizagem é um processo que começa no nascimento e acaba na morte.

Jean Piaget revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo, criando a Teoria Cognitiva, através da observação do comportamento e do crescimento dos seus filhos, onde são evidenciados quatro estágios de desenvolvimento. Destes estágios, apenas o segundo vai ao encontro da faixa etária que escolhemos (0 aos 2 anos de idade), que se designa por sensório-motor. Neste estágio, o bebé procura adquirir um controle motor e começa a apreender os objectos físicos com os quais mantém contacto, adquirindo esse conhecimento por meio das suas próprias acções.

As principais características observáveis durante esta fase são:

• Exploração manual e visual;
• Experiência obtida através da imitação e das suas próprias acções:
• Inteligência prática e centralização no próprio corpo;
• Acções como agarrar, sugar, atirar, morder;
• Egotismo: é o centro de todas as atenções, mesmo que inconscientemente;

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