quarta-feira, 20 de maio de 2009

Os Bebés e a Música


O primeiro sentido que os bebés desenvolvem, logo no quinto mês de gestação, é a audição. Dentro do ventre materno, os fetos já sentem a música, método esse que os acalma. A música, que os bebés mais gostam de ouvir, é a que lhes crie uma certa harmonia e um equilíbrio emocional.
Como um adulto, um bebé tem reacções e tem preferências pelo tipo de música que escolhe. Os bebés não sabem o que é alegre e triste mas, seguramente, sabem que são coisas distintas. Vários estudos concluem que, quando se dá música mais triste ao recém-nascido, a reacção da criança é neutra, por outro lado, quando o bebé ouve música mais animada, já evidencia algum tipo de interesse.

Dar uma educação musical ao bebé não é, somente, pôr a melodia a tocar, é preciso dar variadas opções de escolha à criança, até que se identifique qual delas prefere mais ou à qual reage melhor. Por norma, os progenitores são os primeiros educadores musicais dos seus filhos.

A música também é um importante elo de ligação entre os bebés e os pais, estabelecem uma ligação mais próxima, enquanto cantam ou dançam com eles. Uma boa música é necessária para o desenvolvimento do bebé, visto que evidencia um desenvolvimento mais rápido das capacidades intelectuais.


Sem comentários:

Enviar um comentário