Após o nascimento e os meses de relação entre a mãe e o seu filho, a quando da idade indicada para frequentar o infantário, as pessoas que lidam mais directamente com as crianças são as educadoras de infância e estas são as responsáveis pelo desenvolvimento intelectual e físico das crianças.
Sendo assim, decidimos entrevistar a educadora de infância do nosso colégio e foi com toda a sua amabilidade que nos respondeu a algumas questões.
1- Normalmente, dormem à tarde? Em média quanto tempo? Qual a posição mais comum?
Sim, dormem à tarde, por volta de uma hora e meia. A posição mais comum é aquela em que se sentem mais confortáveis.
2- Costumam imitar o que vêem e ouvem?
Sim. É uma fase que vai até aos três/quatro anos.
3- Quais as cores que mais lhes chamam à atenção?
As cores mais vivas: vermelho, laranja, verde, rosa forte…
4- Quais os brinquedos que preferem? Os mais adequados?
Os brinquedos que preferem e os mais adequados são aqueles que reproduzem luz, som e movimentos como por exemplo as bolas, os carrinhos, a piscina de bolas.
5- Existem muitas crianças que usam chupeta até tarde?
As chupetas são só dadas para dormir ou quando a criança precisa de um suporte afectivo para controlar os estados emocionais.
6- As birras são constantes (no brincar e no dormir)?
As birras existem com frequência, especialmente ao nível do brincar ou quando tem sono/fome.
7-Quando um familiar (em especial a mãe) deixa o bebé no infantário, quais as reacções mais observadas?
A maioria das reacções são positivas. Por vezes, acontece necessitarem do apoio dos colaboradores para fazer a transferência, pois acabam por chorar um pouco.
8- Quais costumam ser as primeiras palavras a serem ditas?
São “mamã”, “papá”, “não”, “água”, “mais”.
9- Mesmo em pequeninos, a escolha dos melhores amigos verifica-se?
A escolha dos amigos verifica-se às vezes, dependendo da faixa etária/estádio de desenvolvimento de cada criança. Há crianças que estão mais despertas para a socialização, procurando amigos em particular, outras que se encontram ainda bastante centradas nos pais e que não fazem questão dessa escolha.
10-São muitas as manifestações de carinho?
Sim, são muitas, quer da parte das crianças, quer da parte dos adultos.
11- Quais as actividades favoritas?
As actividades psicomotoras, as saídas ao exterior (brincar no parque, observar os patos, brincar na relva/areia…). Actividades de exploração do meio envolvente e dos materiais pedagógicos.
12- A música está muito presente nos bebés?
A música está sempre presente. Acontece diariamente na vida de cada criança, na creche e no jardim-de-infância (canções, danças, audição de música, aulas de música, exploração de instrumentos).
13- Em que etapa do crescimento se verifica uma maior autonomia?
A etapa do crescimento em que se verifica uma maior autonomia é aos dois anos. Quanto mais velhos, mais autónomos são a nível de tudo.
Sendo assim, decidimos entrevistar a educadora de infância do nosso colégio e foi com toda a sua amabilidade que nos respondeu a algumas questões.
1- Normalmente, dormem à tarde? Em média quanto tempo? Qual a posição mais comum?
Sim, dormem à tarde, por volta de uma hora e meia. A posição mais comum é aquela em que se sentem mais confortáveis.
2- Costumam imitar o que vêem e ouvem?
Sim. É uma fase que vai até aos três/quatro anos.
3- Quais as cores que mais lhes chamam à atenção?
As cores mais vivas: vermelho, laranja, verde, rosa forte…
4- Quais os brinquedos que preferem? Os mais adequados?
Os brinquedos que preferem e os mais adequados são aqueles que reproduzem luz, som e movimentos como por exemplo as bolas, os carrinhos, a piscina de bolas.
5- Existem muitas crianças que usam chupeta até tarde?
As chupetas são só dadas para dormir ou quando a criança precisa de um suporte afectivo para controlar os estados emocionais.
6- As birras são constantes (no brincar e no dormir)?
As birras existem com frequência, especialmente ao nível do brincar ou quando tem sono/fome.
7-Quando um familiar (em especial a mãe) deixa o bebé no infantário, quais as reacções mais observadas?
A maioria das reacções são positivas. Por vezes, acontece necessitarem do apoio dos colaboradores para fazer a transferência, pois acabam por chorar um pouco.
8- Quais costumam ser as primeiras palavras a serem ditas?
São “mamã”, “papá”, “não”, “água”, “mais”.
9- Mesmo em pequeninos, a escolha dos melhores amigos verifica-se?
A escolha dos amigos verifica-se às vezes, dependendo da faixa etária/estádio de desenvolvimento de cada criança. Há crianças que estão mais despertas para a socialização, procurando amigos em particular, outras que se encontram ainda bastante centradas nos pais e que não fazem questão dessa escolha.
10-São muitas as manifestações de carinho?
Sim, são muitas, quer da parte das crianças, quer da parte dos adultos.
11- Quais as actividades favoritas?
As actividades psicomotoras, as saídas ao exterior (brincar no parque, observar os patos, brincar na relva/areia…). Actividades de exploração do meio envolvente e dos materiais pedagógicos.
12- A música está muito presente nos bebés?
A música está sempre presente. Acontece diariamente na vida de cada criança, na creche e no jardim-de-infância (canções, danças, audição de música, aulas de música, exploração de instrumentos).
13- Em que etapa do crescimento se verifica uma maior autonomia?
A etapa do crescimento em que se verifica uma maior autonomia é aos dois anos. Quanto mais velhos, mais autónomos são a nível de tudo.
Sem comentários:
Enviar um comentário