Tacto: a partir dos três meses de idade, o bebé deverá começar a desenvolver um dos seus cinco sentidos, o tacto.
É necessário que o tacto do bebé seja estimulado, durante o seu crescimento. Mas, para que isso aconteça, os pais têm de ajudar, nessa mesma estimulação, que pode ser feita através de vários brinquedos, com variados tamanhos, formas, cores e padrões.
É necessário que o tacto do bebé seja estimulado, durante o seu crescimento. Mas, para que isso aconteça, os pais têm de ajudar, nessa mesma estimulação, que pode ser feita através de vários brinquedos, com variados tamanhos, formas, cores e padrões.
Gosto: quando o bebé nasce, já consegue reconhecer três dos quatro sabores primários – doce, amargo e azedo, mas só o doce lhe agrada. É, apenas a partir do quarto mês de idade, que o bebé distingue o quarto sabor, o salgado.
Nos primeiros meses de vida, o bebé só bebe leite, o seu gosto é pouco desenvolvido.
É importante deixar que a criança descubra o gosto ou não dos alimentos. Ao experimentar novos alimentos, o gosto do bebé desenvolve-se.
Olfacto: prolongamento do sistema nervoso que começa no nariz (onde estão os receptores) e termina no cérebro (onde é feita a interpretação de sinais eléctricos para a sensação de cheiro).
Audição: é essencial para a aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem nas crianças. Quando nascem, todas as crianças devem fazer o”Teste da orelhinha”. Os problemas com a audição surgem entre 2 a 4 crianças em cada 100.
As principais causas de distúrbios auditivos são:
- A existência de casos na família;
- Peso inferior a 1.5 quilos no nascimento;
Visão: o bebé começa a ter a percepção da luz dentro do útero (entre o sexta e o sétimo mês), quando as pálpebras começam a ganhar movimento. Quando nasce, o bebé apenas vê uns meros vultos enevoados, sem características ou profundidade, e só distingue as cores fortes. É por volta
dos seis meses de idade, que o bebé distingue o que o rodeia, por exemplo, um gato de uma criança.
Nos primeiros meses de vida, o bebé só bebe leite, o seu gosto é pouco desenvolvido.
É importante deixar que a criança descubra o gosto ou não dos alimentos. Ao experimentar novos alimentos, o gosto do bebé desenvolve-se.
Olfacto: prolongamento do sistema nervoso que começa no nariz (onde estão os receptores) e termina no cérebro (onde é feita a interpretação de sinais eléctricos para a sensação de cheiro).
Audição: é essencial para a aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem nas crianças. Quando nascem, todas as crianças devem fazer o”Teste da orelhinha”. Os problemas com a audição surgem entre 2 a 4 crianças em cada 100.
As principais causas de distúrbios auditivos são:
- A existência de casos na família;
- Peso inferior a 1.5 quilos no nascimento;
Visão: o bebé começa a ter a percepção da luz dentro do útero (entre o sexta e o sétimo mês), quando as pálpebras começam a ganhar movimento. Quando nasce, o bebé apenas vê uns meros vultos enevoados, sem características ou profundidade, e só distingue as cores fortes. É por volta
dos seis meses de idade, que o bebé distingue o que o rodeia, por exemplo, um gato de uma criança.
Sem comentários:
Enviar um comentário